Topo

Aproveitar o frio? É nas mais belas estâncias de Ski da Europa

Com a chegada do tempo frio, pode ser difícil resistir à tentação de aproveitar as férias em casa, debaixo de um cobertor e com uma bela chávena de chá quente. Mas se é um viajante ávido, e principalmente se é fã de desporto, existem mil e uma razões para não se coibir de sair da frente da lareira para experimentar algo… diferente.
Aqui bem perto, em países como a vizinha Espanha, na França, ou na Suiça, encontram-se alguns dos melhores destinos turísticos de Inverno do mundo. Para colocar um sorriso num dia frio e sisudo de Inverno como o de hoje, decidimos compilar as mais belas estâncias de Ski da Europa.

 

 

Zermatt, Suiça

A pequena comuna suíça de Zermatt conta com pouco mais de 5000 habitantes, não estivesse esta situada na remota área que circunda o Monte Cervino, uma das mais altas – e célebres – montanhas dos Alpes. A localidade é conhecida pela sua notável estância de Ski, mas também pela sua arquitectura histórica, pelos seus restaurantes, e pela sua tranquilidade: afinal, é proibido andar de automóvel pelas ruas de Zermatt. Se precisa de ainda mais um motivo para visitar esta charmosa comunidade suíça, fique a saber que 50% da população fala português, pelo que será certamente bem recebido pelos habitantes locais.

 

 

Vallnord, Andorra

Fazer Ski em Vallnord já devia fazer parte da sua rotina anual de Inverno! Viajar para Vallnord não só é barato, como passa num instante: esta bela estância de Ski situa-se em Andorra, junto aos vales de Ordino e La Massana, que fazem parte da cordilheira espanhola dos Pirenéus. A zona é conhecida não só pelo Ski, mas também por outros desportos de Inverno como o ciclismo de montanha, tendo mesmo sido o local escolhido para a etapa final da Tour de France de 2016. Além de acessível, uma estadia em Vallnord pode dar-lhe a oportunidade de conhecer Andorra-a-Velha, a capital e mais populosa cidade de Andorra.

 

 

Alpe d’Huez, França

Já que falámos da Tour de France, por que não referir a belíssima estância de Ski em que o ciclista português Joaquim Agostinho cruzou a meta quando venceu uma etapa da competição em 1979? Alpe d’Huez, como Vallnord, é muito conhecida pela sua associação ao ciclismo, mas existe muito mais para ver nesta localidade francesa situada a aproximadamente 3330 metros de altitude, bem no centro dos Alpes Ocidentais Franceses. É provável que no frio mês de Novembro não seja capaz de aproveitar os imensos prados verdejantes de Alpe d’Huez, mas terá com certeza a oportunidade de desfrutar de algumas das melhores pistas de Ski da Europa.

 

 

Font Romeu, França

Também na França, mas numa outra cordilheira montanhosa – os Pirenéus – é possível encontrar a comuna francesa de Fort-Romeu-Odeillo-Via, e consequentemente uma das mais belas estâncias de Ski da Europa: Font Romeu. Este não é só um excelente destino para viajantes com pouca experiência no Ski, como é um dos destinos turísticos de Inverno mais barato que conseguirá encontrar no mercado actual. Em sites como o Esquiades.com é possível reservar uma estadia de 2 dias + 3 noites por menos de €100! Sem dúvida uma primeira escolha de qualidade para todos os turistas que desejem viajar, mas que estejam restringidos a um orçamento apertado.

 

 

Livigno, Itália

Durante grande parte do Século XX, a comunidade italiana de Livigno, incluída na região montanhosa de Lombardia, encontrava-se isolada das localidades mais próximas durante cerca de 6 meses por ano. De modo a contrariar esta excepcional dificuldade e estimular a economia local, a União Europeia emitiu a Livigno uma licença especial de exclusão de IVA. Nesta muito especial estância de Ski é por isso possível que as coisas lhe custem aproximadamente 23% menos. Hoje em dia, é felizmente possível visitar Livigno durante mais do que 6 meses por ano, por isso aproveite para ficar a conhecer esta curiosa e única estância de Ski e explorar os Alpes italianos.

 

 

Avoriaz, França

A estância de Ski de Avoriaz, na França, tem obviamente lugar garantido na nossa lista. Este destino turístico não só é perfeito para os amantes do Ski, como vai agradar a qualquer fanático de arquitectura. Foi desenvolvida nos anos 60 por Gérard Brémond, um ambicioso investidor do ramo imobiliário que tinha o sonho de construir uma estância de férias que se confundisse… com as montanhas. Inacreditavelmente, a belíssima e muito particular estância de Avoriaz foi desenhada de modo a perturbar o mínimo possível a paisagem, sendo muitas vezes indistinguível pelos observadores menos atentos.

 

 

Val Thorens, França

Os franceses são mesmo especialistas em desenvolver belíssimas estâncias de Ski! Val Thorens, situada na comuna francesa de Saint-Martin-de-Belleville, conta com mais de 600 quilómetros de pistas de Ski, sendo o destino de Inverno perfeito para todos aqueles que procuram passar um fim-de-semana diferente e divertido em família. Para além de encantadora e acessível, a estância de Val Thorens tem uma surpresa especial reservada para todos aqueles que desejem uma nova aventura: a maior pista de bobsleigh do mundo, com 6 quilómetros de comprimento! O bobsleigh, também conhecido como luge, é um desporto de Inverno que envolve descidas de trenó a alta velocidade.

O Viajante

Não sou jornalista e muito menos escritor, sou curioso e gosto de partilhar as minhas experiências. Este é o local ideal de partilha de um casal curioso, que adora viajar, para perto ou longe, o que interessa é ir!

Sem Comentários

Deixe o seu comentário

8 + 1 =