Topo

Aproveitar melhor o seguro de viagem

Se está a pensar viajar e quer contratar um seguro de viagem, este artigo é para si.

 

 

 

Pesquise a oferta

Antes de contratar um seguro de viagem deve avaliar muito bem as suas necessidades. Um dos principais erros na contratação de seguros é não fazer o chamado trabalho de casa. Não se esqueça de, antes de subscrever um produto, analisar coberturas, exclusões, franquias, períodos de carência, limites de capital, etc. Caso contrário, arrisca-se a contratar um seguro que não é o mais indicado para o seu caso. Deve verificar bem a oferta existente no mercado e, a partir daí, é só comparar as diferentes propostas para ver qual é mais vantajosa.

 

 

 

Veja indemnizações

Nem todos os consumidores conhecem bem as coberturas dos seguros. É frequente existirem duas apólices que cobrem o mesmo risco. Não julgue que é uma situação vantajosa. A explicação é simples: as indemnizações não são cumulativas e, ao evitar essa situação, os encargos poderiam ser mais baixos.Por exemplo, a cobertura de assistência em viagem já existe no seguro automóvel e é possível ativá-la mesmo que a pessoa não esteja a viajar de carro, logo dispensa o seguro de viagem.

 

 

 

Análise de coberturas

Muitas vezes, as seguradoras tentam vender coberturas que não trazem vantagem ao cliente e só encarecem o prémio final. Por isso, se vai contratar um seguro é importante definir exatamente as coberturas e o capital; caso contrário, pode estar a gastar dinheiro desnecessariamente. Este fator pode fazer toda a diferença, tendo em conta que o orçamento familiar da maioria dos portugueses está cada vez mais asfixiado e conseguir-se poupar alguns trocos permite ter um final de mês mais desafogado.

 

 

 

Veja as low-cost

Se é sócio de um clube ou associação, procure saber se têm parcerias com seguradoras. Aproveite para conseguir preços mais competitivos. Além disso, existem campanhas de descontos nos seguros: tente aproveitá-las ao máximo. Não se esqueça de fazer uma ronda pelas companhias seguradoras low-cost. Por norma, apresentam preços mais competitivos, já que recorrem apenas à internet e ao telefone. Outro truque para poupar algum dinheiro no seguro passa por pagá-lo na íntegra, de uma só vez.

 

 

Intermediários

Contratar mais de um seguro na mesma seguradora poderá trazer-lhe alguns descontos. Há casos em que a redução pode atingir os 20%. Mas nem sempre isso acontece. Contratar em diferentes companhias pode ser mais compensador porque uma seguradora pode ter preços mais competitivos para um certo seguro, mas cobrar mais que a concorrência noutro. Procurar um mediador ou corretor de seguros pode fazer a diferença. Além disso, como os mediadores representam várias seguradoras, o leque de alternativas também é maior.

 

 

Evite dissabores

Revelar o máximo de informação possível e não fazer declarações falsas na altura da assinatura do contrato pode evitar surpresas desagradáveis e, ao mesmo tempo, contribuir para poupanças futuras. A verdade é que esta regra é mais importante para uns seguros que para outros. É o caso, por exemplo, dos seguros de saúde e dos multirriscos, uma vez que, nestas situações, as seguradoras investigam quase à lupa o historial do segurado. Não é tão relevante nos seguros de viagem.

 

 

 

in i

O Viajante

Não sou jornalista e muito menos escritor, sou curioso e gosto de partilhar as minhas experiências. Este é o local ideal de partilha de um casal curioso, que adora viajar, para perto ou longe, o que interessa é ir!

Sem Comentários

Deixe o seu comentário

75 + = 81