Topo
portugal

O impacto da pandemia na indústria do turismo em Portugal

A pandemia de COVID-19 teve um impacto negativo significativo na indústria do turismo em todo o mundo, e Portugal não foi exceção.

A indústria do turismo é um dos principais motores da economia portuguesa, responsável por uma grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) do país, e a queda no número de turistas que visitam Portugal teve um efeito significativo no setor.

 

 

O cancelamento de voos e o fecho de fronteiras em todo o mundo levaram a uma queda drástica no número de turistas que visitam Portugal. Em março de 2020, o número de turistas em Portugal caiu 53% em relação ao mesmo período do ano anterior, e em abril, a queda foi ainda maior, com uma redução de 94,3% em relação a abril de 2019.

Para tentar minimizar os efeitos da pandemia na indústria do turismo, o governo português implementou uma série de medidas de estímulo. Em abril de 2020, foi aprovado um plano de estímulo econômico de €9,2 bilhões, que incluiu a redução de impostos e a criação de linhas de crédito para as empresas do setor turístico. Além disso, o governo português também introduziu um certificado de limpeza e segurança para hotéis e outras empresas turísticas, para aumentar a confiança dos turistas que planejam visitar Portugal.

As empresas do setor turístico em Portugal também tiveram de se adaptar à nova realidade da pandemia. Muitas empresas mudaram as suas operações, oferecendo novos serviços, como experiências virtuais e tours online, para manter os turistas engajados e atrair novos clientes. Além disso, muitas empresas implementaram medidas de segurança e saúde, como o uso obrigatório de máscaras e a disponibilização de álcool em gel em locais públicos.

 

Apesar das medidas tomadas pelo governo português e pelas empresas do setor turístico, a recuperação total da indústria do turismo em Portugal pode levar algum tempo. Embora a distribuição de vacinas esteja em andamento em todo o mundo, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, como a possibilidade de novas variantes do vírus e a incerteza sobre a evolução da pandemia.

No entanto, há sinais encorajadores de que a indústria do turismo em Portugal está a começar a recuperar. Em agosto de 2021, o número de turistas em Portugal foi de 2,6 milhões, um aumento de 106% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, em setembro de 2021, Portugal foi classificado como um dos países mais seguros da Europa em relação à pandemia de COVID-19, o que pode ajudar a aumentar a confiança dos turistas que planear visitar o país.

 

 

Em resumo, a pandemia de COVID-19 teve um impacto significativo na indústria do turismo em Portugal, mas o governo português e as empresas do setor turístico estão a tomar medidas para tentar minimizar esses efeitos. Embora a recuperação total ainda possa levar algum tempo, há sinais encorajadores de que a indústria do turismo em Portugal está começando a se recuperar. À medida que mais pessoas são vacinadas e as restrições são aliviadas, espera-se que o número de turistas que visitam Portugal continue a aumentar nos próximos meses e anos.

O Viajante

Não sou jornalista e muito menos escritor, sou curioso e gosto de partilhar as minhas experiências. Este é o local ideal de partilha de um casal curioso, que adora viajar, para perto ou longe, o que interessa é ir!

Sem Comentários

Deixe o seu comentário

6 + 4 =